estudar para vencer

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, esta vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.

Líder fundador do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam)

Líder do Grupo: Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida

Vice-Líder do Grupo: Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos

 

 

LINHAS DE PESQUISA

Ensino de Ciências em Espaços não Formais

Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.

Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica

Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.

Ensino em Saúde, Meio Ambiente e Ciências

Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.

Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias

Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências  em espaços educativos amazônicos.

 

COMO PARTICIPAR

Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:

-        As produções cientificas dos integrantes do grupo,

-        Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;

-        Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;

-        Palestras presenciais e virtuais

 

QUEM PODE PARTICIPAR

-        Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.

 

LIVROS PRODUZIDOS

O grupo já produziu 13 obras:  O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).


 

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: abordagens científica e educacionais, utilizadas na práxis educativa. Inicio 2016. Dr. Augusto Fachín Terán.

ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO ELEMENTOS DA FAUNA AMAZÔNICA. Inicio 2018. Dr. Augusto Fachín Terán

 

 

 

Publicações sobre Ensino de Ciências

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

2022_POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS Whasgthon Aguiar de Almeida; Adan Sady de Medeiros Souza; Fabiane Carbajal de Souza Link de acesso ao livro...

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

    2020 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS – AMAZONAS Mateus de Souza Duarte; José Camilo Ramos de Souza 2017_ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA Ecological literacy with children of pre-school Raimundo Nonato Brilhante...

ANALOGIAS E METAFORAS

2020 UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Saulo Cezar Seiffert Santos   2013_ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM,...

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

2019 EXPERIÊNCIA DE ENSINO USANDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS. Danielle Portela de Almeida; Augusto Fachín Terán   2015_Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e...

BOSQUE DA CIÊNCIA DO INPA

2021_O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL COM O TEMA DA FAUNA AMAZÓNICA EM PERIGO DE EXTINÇÃO Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira; Augusto Fachín Terán; Ailton Cavalcante Machado; Ana Márcia Pereira Pontes Link de acesso ao...

CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU

    2020 CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DE MANAUS Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira; Augusto Fachín Terán   2020 CORREDOR ECOLÓGICO DO MINDU E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Márcia Cristina Borges Barnabé; Sandra de Oliveira Botelho; Tânia Maria Cortêz de Medeiros; Ciro...

DISSERTAÇÕES

2021 ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLIINAR Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira Link: pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/124-4.pdf   2020 FORMAÇÃO DE CONCEITO CIENTÍFICO UTILIZANDO O TEMA DOS...

DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

2020 PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO GRUPO DE PESQUISA GEPECENF Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira; Augusto Fachín Terán   2020 A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA Sammya Danielle Florencio dos Santos; Augusto...

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO

2020 UM ESTUDO EM IERECÊ BARBOSA: AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS EM “O LEILÃO” Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2020 COLÓQUIO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves   2015_ Autorreferência narcísica Crônica 29 – Autorreferência narcísica Ierecê...

EDUCAÇÃO

2022_REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAR O TEMA DA POLUIÇÃO HÍDRICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Ailton Cavalcante Machado; Augusto Fachín Terán Link de acesso ao livro digital...

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter

Novidades

18/07/2017 04:20

CICLO DE PALESTRAS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Convidamos a participar do “Ciclo de Palestras sobre Ensino de Ciências na Amazônia”, organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (GEPENCEF), da Universidade do Estado do Amazonas. O evento será realizado 2ª feira 04 de setembro de 2017, no...
06/07/2017 10:36

CARTA DE AGRADECIMENTO AOS REVISORES DA REVISTA ARETÉ

Prezados revisores, comunico que a partir do dia 5 de julho de 2017, fica responsável pela Direção da Revista Areté a professora Dra. Evelyn Lauria Noronha. Quero expressar a todos os revisores, minha total gratidão pela participação ativa durante o período 2011 a 2017, gestão de minha...
06/04/2017 05:38

DISCURSO DO DR. AUGUSTO FACHÍN TERÁN NA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO COORDENADOR DO PPGEEC

Em 03 de abril de 2017, ocorreu a cerimônia de posse do novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (PPGEEC). A continuação o pronunciamento do Dr. Augusto Fachín Terán, que deixa o cargo, após a gestão do quadriênio 2013-2016: Senhora Diretora da...
02/07/2016 08:55

VI Secam recebe trabalhos científicos até 15 de julho de 2016

Os interessados em submeter trabalhos científicos ao 6º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (VI SECAM) têm até 15 de julho para enviar por e-mail (trabalhos.secam16@gmail.com) seus artigos. O tema central do Seminário será: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA e...