estudar para vencer

5º ENCONTRO: 4ª WEB CONFERENCIA DO GEPECENF – PANEIRO DE CONHECIMENTO SOBRE AS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO

16/08/2020 14:29

 

O ambiente virtual e os desafios para a educação e o ensino no País estiveram no centro do diálogo do encontro mensal do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) durante a quarta webconferência realizada em 06 de agosto de 2020. A convidada para o evento foi a mestra em Educação e Ensino de Ciências e doutoranda Alexandra de Andrade. A professora Alexandra é pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino e participa como palestrante em eventos abordando temas relacionados a Educação Infantil, crianças e infâncias. Integra alguns grupos destinados a investigação científica, entre eles o GEPECENF da Universidade do Estado do Amazonas, também atua no Laboratório de Neurodidática e formação de professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e no grupo Divulgação Científica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Paneiro de conhecimento sobre tecnologias da informação”, foi o tema escolhido para o encontro e fez uma analogia ao material amazônico tecido com talas de plantas da região como uma referência ao entrelaçamento de saberes que passam pela relação da tecnologia com a informação de modo geral, principalmente neste momento em que vivemos a situação da pandemia da Covid-19 e a virtualidade está ainda mais presente no âmbito educacional com a modalidade hibrida e o ensino mediado a distância tanto no âmbito público quanto na modalidade particular de Educação.

A palestrante abordou a tecnologia passando primeiramente pelos filósofos da área. Desde Platão e Aristóteles até aos estudiosos da atualidade, citando Carl Mitcham, Pierre Levy e VaniKensi. Versando sobre o tema mostrou que as tecnologias não são feitas unicamente por produtos e equipamentos. E citou o autor Pierre Levy (1993) que denominou como tecnologias da inteligência os recursos pelos quais temos suporte tecnológico como meio facilitador de situações do nosso cotidiano. Finalizando deixou a reflexão sobre o contexto no qual vivemos na atualidade onde nos enquadramos como pessoas “com” e “sem” internet.

A plateia virtual é sempre composta por integrantes do GEPECENF e convidados, normalmente professores da Educação Infantil e básica de escolas da SEMED e SEDUC. Em todas as reuniões, após a exposição do convidado, os participantes podem interagir com perguntas e manifestações de pensamento em um momento para o diálogo reflexivo.

Aos que não tiveram a oportunidade de assistir ao evento, o mesmo está disponível em nosso canal da internet. Basta procurar no YouTube pelo nome do GEPECENF UEA ou direcionar ao link da referida palestra: https://youtu.be/6omb2pQTrI4. As reuniões do grupo ocorrem tradicionalmente toda primeira quinta-feira do mês.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter