estudar para vencer

DISCURSO DO DR. AUGUSTO FACHÍN TERÁN NA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO COORDENADOR DO PPGEEC

06/04/2017 05:38

Em 03 de abril de 2017, ocorreu a cerimônia de posse do novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (PPGEEC). A continuação o pronunciamento do Dr. Augusto Fachín Terán, que deixa o cargo, após a gestão do quadriênio 2013-2016:

Senhora Diretora da Escola Normal Superior Profª Drª Vanúbia Araújo Laulate Moncayo.

Senhor Coordenador de Qualidade da Escola Normal Superior Dr. Roberto Sanchez Mubarack Sobrinho.

Senhor Dr. Jose Vicente de Souza Aguiar, Coordenador eleito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia.

Senhor Dr. Mauro Gomes da Costa, Vice Coordenador eleito.

Prezados docentes, alunos e técnico-administrativos da Escola Normal Superior.

Comprimento a todos os aqui presentes.

Nesta oportunidade gostaria de expressar minha gratidão a todos os professores, técnicos e alunos! Sem vocês o trabalho não teria atingido os objetivos propostos. Quero também agradecer pelo apoio, pela solidariedade e respeito, mas especialmente pela confiança depositada na minha pessoa para dirigir a Pós-graduação de ensino em ciência de nossa prestigiosa Universidade do Estado do Amazonas.

Informo que falta muito ainda para ser trabalhado. Falhamos! Acertamos! Por isso mesmo é preciso deixar registrado os avanços até agora conseguidos na minha gestão de 2010 a 2016:

1)   De 2010 a 2016, formamos 92 mestres em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia;

2)   Concluímos os quatro relatórios anuais solicitados pela capes e registrados na plataforma Sucupira;

3)   A Publicação de artigos científicos foi sempre um alicerce importante em nossa caminhada, muito obrigado aos nossos docentes e em especial aos nossos esforçados estudantes que contribuíram com suas valiosas produções científicas.

·       No quadriênio 2013-2016 foram publicados 126 artigos científicos, dos quais 110 foram publicados em periódicos qualis da capes;

·       201 trabalhos completos em anais de eventos científicos;

·       35 livros e 165 capítulos de livros;

·       75 dissertações foram defendidas.

4)   Sobre Grupos de Pesquisa, em 2010 tínhamos somente 3 grupos constituídos, atualmente contamos com 7 grupos de pesquisa;

5)   Nosso programa tem uma visibilidade a través de 04 Sites de Divulgação;

6)   Desde o inicio do mestrado acadêmico realizamos com êxito até a presente data, 06 Simpósios em Educação em Ciências (SECAM); e 06 seminários de pesquisa;

7)   A Revista Areté desde 2011 até 2016 tem editado 14 números com 274 artigos publicados. Em 2016 a revista que estava com Qualis B2, foi qualificada pela CAPES como Qualis A2 na área de Ensino. Como editor da revista, aproveito a oportunidade para agradecer a todos os nossos revisores e autores que colaboraram com nosso trabalho;

8)   Também gostaríamos de agradecer as instituições CAPES e FAPEAM, pelo financiamento das dispensas do Programa, das bolsas de estudos de nossos estudantes; e pelo financiamento do SECAM. A nossa querida UEA que também participou no financiamento do SECAM, a través de editais de extensão;

9)   Agradeço nesta caminhada o apoio recebido por parte do pessoal administrativo de nosso programa em especial a Sra. Karem Suano, Sr. Robson Bentes e Sra. Brenda Damanta de Lima Delgado.

·       Também um agradecimento especial ao meu Vice coordenador Dr. Jose Vicente de Souza Aguiar pelo apoio nas ações do programa, agradeço a todos os nossos docentes, em particular ao Dr. Amarildo Menezes Gonzaga autor deste projeto e a Dra Ierecê dos Santos Barbosa que sempre me deram o seu apoio,

·       Meu agradecimento especial ao Diretor da Escola Superior de Parintins, Mestre David Xavier da Silva que durante sua gestão nos deu seu incondicional apoio para o desenvolvimento das atividades do programa.

·       A nossa ex-diretora da Escola Normal Superior Profa. Dra. Eglê Betânia Portela Wanzeler pelo apoio recebido durante sua gestão, e a todos aqueles que de uma ou outra maneira contribuíram para o sucesso de nosso trabalho.

10) Gostaria de fazer um reconhecimento especial a todos os membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPENCEF), que muito apoiaram nos trabalhos de extensão e na elaboração e publicação de artigos sobre ensino de ciências, o que contribui bastante com a produção científica de nosso programa. Um agradecimento especial aos que desempenharam a função de coordenador, muito obrigado professores Saulo Cezar Seiffert Santos, Maria das Graças Cascais, Ricardo Moreira de Queiroz, Raimundo Nonato de Alencar,  Renata Gomes da Cunha; Lívia Amanda Andrade de Aguiar e Priscila Eduarda Dessimoni Morhy;

11) Chegamos a um patamar elevado na qualificação da CAPES, com nota 4 na ultima avaliação de 2012, onde só foram avaliados dois anos de atividades. Ainda nossa gestão quadrienal de 2013 a 2016 devera ser avaliada, e a nota ser divulgada em 20 de dezembro de 2017;

12) Quando iniciamos o quadriênio nossas metas para 2013-2016 foram:

Foram formar 60 mestres em Educação em Ciências, nos atingimos 75, mais de 100% do planejado;

Nossa meta foi publicar 06 números da revista ARETÉ, sendo atingida e ainda fizemos mais;

A revista Areté foi credenciada em dois bancos de dados: REDALYC e ERIH PLUS;

Quanto à nota do curso foi atingir uma nota 4 ou 5, conseguindo alcançar nota 4, com muitas possibilidades de atingir neste quadriênio nota 5.

13) No período de 2013 a 2016 conseguimos credenciar 07 docentes no Programa. Atualmente temos 14 docentes: 11 permanentes e 3 colaboradores.

Quero parabenizar a meu sucessor pela disponibilidade para continuar com o trabalho que esta Pós-graduação exige. Sei de sua capacidade, dedicação e competência profissional para conduzir brilhantemente pelos caminhos do êxito e a prosperidade este jovem programa que vem contribuindo com o crescimento da sociedade manauara e a pesquisa na área de ensino.

Desejo ao novo coordenador muita luz e sabedoria para conduzir com êxito sua gestão.

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências