estudar para vencer

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, esta vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensin de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.

Líder do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (fachinteran@yahoo.com.br)

 

LINHAS DE PESQUISA

Educação em Ciências em Espaços não Formais

Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.

Educação em Ciências e Divulgação Cientifica

Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.

Educação em Saúde, Meio Ambiente e Ciências

Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.

Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias

Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências  em espaços educativos amazônicos.

 

COMO PARTICIPAR

Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:

-        As produções cientificas dos integrantes do grupo,

-        Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;

-        Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;

-        Palestras

 

QUEM PODE PARTICIPAR

-        Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.

 

LIVROS PRODUZIDOS

O grupo já produziu 13 obras:  O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).


 

 

ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO

 

ERCILENE DO NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA (ercilene.oliveira@gmail.com). Tema: O ensino de ciências em espaços educativos usando o tema da exploração da seringa em uma perspectiva interdisciplinar. Início: 2019. Mestranda UEA – orientador: Dr. Augusto Fachín Terán.

AILTON CAVALCANTE MACHADO (ailtoncavalcante@yahoo.com.br). Tema: Sensibilização Ambiental em Espaços Educativos usando o tema da Poluição Hídrica. Início: 2019. Mestrando UEA – orientador: Dr. Augusto Fachín Terán.

 

LINDALVA SÂMELA jACAÚNA DE OLIVEIRA. Tema: Formação de conceitos científicos utilizando o tema da reprodução dos quelônios em espaços educativos. Início: 2018. Mestranda UEA – orientador: Dr. Augusto Fachín Terán.

FABRÍCIA SOUZA DA SILVA. Tema: Sensibilização ambiental na educação infantil usando o “peixe-boi” e os quelônios amazônicos. Início: 2018. Mestranda UEA – orientador: Dr. Augusto Fachín Terán.

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: abordagens científica e educacionais, utilizadas na práxis educativa. Inicio 2016. Dr. Augusto Fachín Terán.

ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO ELEMENTOS DA FAUNA AMAZÔNICA. Inicio 2018. Dr. Augusto Fachín Terán

 

Enderço do Grupo no Diretorio do CNPq: https://www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4257306509267611

 

Publicações sobre Ensino de Ciências

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

2018 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA USANDO O TEMA DOS QUELÔNIOS AMAZÔNICOS Sabrina Barroso Menezes; Augusto Fachín Terán; Richard Carl Vogt   2016_PROCESSOS DE ALFABETIZAÇAO CÍENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Maria das Graças Alves Cascais; Augusto Fachín Terán. Em: Augusto Fachín Terán; Saulo Cezar...

ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

2017_ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA Ecological literacy with children of pre-school Raimundo Nonato Brilhante de Alencar; Augusto Fachín Terán   2016 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A AMAZÔNIA Ecological literacy and its importance for the Amazon Agda...

ANALOGIAS E METAFORAS

  2013_ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM, BRASIL ANALOGIAS E METÁFORAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM, BRASIL Analogies and Metaphors for Science Teacher of Schools in Manaus-AM, Brazil Saulo Cézar Seiffert...

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

2015_Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia Aprendizagem em espaços não formais: didática, aprendizagem e epistemologia Learning space no formal: teaching, learning and epistemology Marco Aurélio Nicolato Peixoto; Augusto Fachín Terán; Ierecê dos Santos...

DISSERTAÇÕES

2019 ARTICULANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO O TEMA QUELÔNIOS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM Ana Paula Melo Fonseca   2018 INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Alves de Souza   2018 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA USANDO OS ANFIBIOS...

DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

2016 MUSEU AMAZÔNICO: UM ESPAÇO EDUCATIVO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA COM CRIANÇAS Alexandra Nascimento de Andrade; Elder Tânio Gomes de Almeida; Adana Teixeira Gonzaga; Silvia Alves de Souza; Priscila Eduarda Dessimoni Morhy; Augusto Fachín Terán   2016_A produçao escrita dos estudantes...

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO

2015_ Autorreferência narcísica Crônica 29 – Autorreferência narcísica Ierecê Barbosa   2015_ Não deixe que lhe tire até o seu cachorro-quente Crônica 28 – Não deixe que lhe tire até o seu cachorro-quente Ierecê Barbosa   2015_ Conversa para “boi dormir” Crônica 27 – Conversa para “boi...

EDUCAÇÃO

2016 PANEIROTECA – PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA A NEOLEITORES NO AMAZONAS Maria de Nazaré Corrêa da Silva; Lívia Amanda de Andrade Aguiar   2016 ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS ACERCA DAS CROMOSSOMOPATIAS: UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA DA TEORIA FUNDAMENTADA Analysis of...

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  2019 HORTA ESCOLAR: UM EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE Patrícia Lisboa de Aguiar, Jorgete Comel Palmieri Mululo, Lindinalva de Sousa Pedroso, Kamila Queiróz, Guimarães, Augusto Fachín Terán. DOI: 10.36229/978-85-7042-168-5.CAP.05   2019 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE RESSOCIALIZAÇÃO...

EDUCAÇÃO CIENTIFICA

2016 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O DESAFIO DE ENSINAR CIENTIFICAMENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL INFANTIL Science Education: the challenge of teaching scientifically in Child Educational Context Francisca Keila De Freitas Amoedo; Hugo Levy Da Silva De Melo; Simone Cavalcante Moda; Augusto Fachín Terán; José...

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Novidades

18/07/2017 04:20

CICLO DE PALESTRAS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Convidamos a participar do “Ciclo de Palestras sobre Ensino de Ciências na Amazônia”, organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (GEPENCEF), da Universidade do Estado do Amazonas. O evento será realizado 2ª feira 04 de setembro de 2017, no...
06/07/2017 10:36

CARTA DE AGRADECIMENTO AOS REVISORES DA REVISTA ARETÉ

Prezados revisores, comunico que a partir do dia 5 de julho de 2017, fica responsável pela Direção da Revista Areté a professora Dra. Evelyn Lauria Noronha. Quero expressar a todos os revisores, minha total gratidão pela participação ativa durante o período 2011 a 2017, gestão de minha...
06/04/2017 05:38

DISCURSO DO DR. AUGUSTO FACHÍN TERÁN NA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO COORDENADOR DO PPGEEC

Em 03 de abril de 2017, ocorreu a cerimônia de posse do novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia (PPGEEC). A continuação o pronunciamento do Dr. Augusto Fachín Terán, que deixa o cargo, após a gestão do quadriênio 2013-2016: Senhora Diretora da...
02/07/2016 08:55

VI Secam recebe trabalhos científicos até 15 de julho de 2016

Os interessados em submeter trabalhos científicos ao 6º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (VI SECAM) têm até 15 de julho para enviar por e-mail (trabalhos.secam16@gmail.com) seus artigos. O tema central do Seminário será: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA e...