estudar para vencer

1º ENCONTRO DO GEPECENF - 2020

06/03/2020 21:08

As atividades do Grupo Estudos e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) no ano de 2020 iniciaram na quinta-feira, 05/03, com a palestra “O Referencial Curricular Amazonense (RCA) para a Educação Infantil e o ensino das Ciências na Pré-Escola” conduzida pelo mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor MSc. Raimundo Nonato Brilhante de Alencar, pedagogo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-AM). Participaram integrantes do grupo, doutorandos, mestres e convidados, em sua maioria, professores e diretores de unidades escolares voltadas à Educação Infantil.

A apresentação do professor Raimundo Brilhante trouxe tópicos de destaque no RCA, construído por uma equipe multidisciplinar com a participação de professores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos na etapa da Educação Infantil no Estado do Amazonas. O palestrante detalhou pontos importantes do documento que discorre sobre como deve ser a educação desde o atendimento aos bebês nas creches, até as crianças bem pequenas e pequenas, na Pré-Escola. 

Durante o encontro houve momentos para a troca de experiências e aprendizado mútuo entre os participantes. O professor Raimundo Brilhante conduziu dinâmicas envolvendo músicas e brincadeiras, normalmente utilizadas por professores em sala de aula na prática pedagógica da Educação Infantil.

As reuniões do GEPECENF são mensais e ocorrem na primeira quinta-feira do mês, no horário noturno, em uma das salas da Escola Normal Superior, da UEA. Os encontros são divididos em dois momentos: no primeiro deles o líder do grupo, professor Dr. Augusto Fachín Terán, traz detalhes das pesquisas e atividades desenvolvidas pelos integrantes; e numa segunda etapa, há sempre uma palestra com convidado abordando tema relacionado ao ensino de Ciências e práticas pedagógicas em Espaços Não Formais.

A primeira reunião do ano marcou também a troca dos facilitadores que mediaram as ações do GEPECENF em 2019. Os mestrandos Ailton Cavalcante Machado e Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira receberam das mãos do líder, Dr. Augusto Fachín Terán, um certificado pela atuação a frente da coordenação das atividades do grupo no ano que se encerrou. E na oportunidade foram apresentadas as novas facilitadoras do GEPECENF, as mestrandas de 2020 Sammya Danielle Florêncio dos Santos, Ana Márcia Pontes Pereira e Eliane Veiga Cabral da Costa.

A próxima reunião do GEPECENF ocorrerá dia 02 de abril e o tema para o encontro já está definido: será a sequência da primeira palestra com a apresentação do Referencial Curricular Amazonense para o Ensino Fundamental.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter