estudar para vencer

2º ENCONTRO DO GEPECENF - WEBCONFERÊNCIA 2020

18/05/2020 10:00

O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) realizou no último dia 14 de maio a primeira experiência de uma reunião virtual com seus integrantes. A mudança ocorreu devido às medidas para contenção da pandemia da Covid-19 que levou o Amazonas a adotar o distanciamento social. Como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ao qual o GEPECENF está vinculado, teve suas atividades suspensas, as reuniões que ocorriam todos os meses com os integrantes, nas dependências da UEA, foram transferidas do espaço físico da Escola Normal Superior para o ciberespaço.

A primeira webconferência do GEPECENF teve como tema “OS DESAFIOS DO ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19”. Neste primeiro contato a mediação foi feita pelo mestre e doutorando, professor Saulo Seiffert Santos. Como tradição dos momentos iniciais, o líder do grupo Dr. Augusto Fachín Terán, apresentou informes com as publicações dos membros do grupo nos últimos meses. E também expôs o novo espaço no site do grupo para informações relacionadas à Divulgação Científica de Parques de Manaus.

Na platéia virtual além das pessoas que integram o grupo, participaram professores das redes públicas de ensino, alunos de graduação e pós-graduação da UEA e também convidados pesquisadores de países sul-americanos. E como boas vindas aos convidados, a mestranda e professora da Semed, Eliane Cabral apresentou uma proposta para contação de histórias na educação infantil. Os personagens emergiam de uma lata toda enfeitada e iam aos poucos tomando forma do lado de fora da estrutura montada para narrar a história de um jabuti muito animado, mas que sabia se prevenir pois tinha todo o cuidado de permanecer escondido em sua carapaça, como mandam as regras de saúde. A moral da história estava relacionada ao tema da palestra: ficar em casa e se cuidar para evitar o contágio com o novo Corona vírus.

A primeira palestra da noite foi proferida pelo mestre em educação e professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), Raimundo Brilhante. Com uma música inicial pedindo também para todos “ficarem em casa”, o palestrante apresentou o modelo usado pelos professores das escolas municipais neste momento de aulas mediadas pela internet.

Seguidamente falou a mestranda e professora da SEMED, Fabrícia Silva sobre a experiência de lecionar para 16 turmas na forma online. O desafio maior foi dominar as ferramentas ofertas ao ensino. E ainda lidar com o processo de adaptação de pais, alunos e os próprios professores com o novo modelo. As dúvidas ainda são muitas, mas aos poucos todos vão vencendo os obstáculos.

Como última a falar, a mestranda e bacharel em comunicação, Ercilene Oliveira, apresentou aos participantes as fontes de informação onde os professores podem buscar conteúdo para interagir com os alunos. Além das bases de dados científicas, a mestranda apresentou também alguns sites educacionais onde é possível baixar planos de aula, ter acesso a ferramentas digitais e participar de cursos ou eventos virtuais.

O processo de interação dos palestrantes com a platéia se deu por meio de perguntas previamente escritas no chat de participação.  Cada participante pode responder a dois questionamentos até que fosse completado o tempo estipulado para a webconferência: de uma hora trinta minutos.

A próxima reunião virtual do GEPECENF já está agendada: ocorrerá dia 04 de junho com novidades como a ampliação do tempo do evento e a possibilidade de participantes da platéia também interagirem com os palestrantes formulando perguntas ou apresentando colaborações com a temática do evento, a ser divulgada mais perto da data da próxima reunião.

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter