estudar para vencer

OS SOLDADOS DA BORRACHA E A PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

28/09/2019 06:12

Integrantes do Grupo Estudos e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – tendo à frente o seu líder o professor Dr. Augusto Fachín Terán, participaram nesta sexta-feira, 27 de setembro, da 7ª edição do Projeto Ocas do Conhecimento Ambiental promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Semed, cuja coordenação tem a frente à pedagoga e mestre em educação, professora Gina Rêgo Gama.

A atividade foi desenvolvida com estudantes da Escola Municipal Rosa Sverner, no Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A unidade tem 21 anos de fundação e possui 786 alunos matriculados nos turnos matutino e vespertino. A gestão da escola é de responsabilidade do diretor Paulo Andrade há 11 anos. A oficina foi aplicada com estudantes do 7º B, com idades entre 12 e 14 anos. Eles interagiram em uma aula expositiva dialogada com o tema: O papel da Seringueira na Preservação da Amazônia, ministrada pela mestranda Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira. A abordagem com o tema da seringa é parte integrante da pesquisa de dissertação de mestrado da referida mestranda. A prática contou ainda com a colaboração dos mestrandos Lindalva Sâmela Jacauna de Oliveira e Ailton Cavalcante Machado.

Os integrantes do GEPECENF desenvolvem pesquisas no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da UEA ao qual o grupo de pesquisa está vinculado. Os trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos têm a finalidade de estudar e investigar propostas pedagógicas que possam colaborar para o desenvolvimento de técnicas e abordagens para o ensino de Ciências com a aplicação e uso em espaços educativos, como bosques, museus, zoológicos e demais espaços fora da escola com potencial para desenvolver a interação entre teoria e prática.

Na prática da Oca deste dia 27, durante duas horas, os jovens aprenderam mais sobre a árvore da seringueira (Hevea brasiliense), sua taxonomia e importância para a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais, a contextualização do tema com a história dos Soldados da Borracha e dos dois ciclos de desenvolvimento que trouxeram riqueza aos estados do Norte.

Como pontos de interação entre teoria e prática os estudantes produziram artesanato com sementes de seringa e tiveram a oportunidade de observar os produtos elaborados com a borracha, conhecer a semente, folha e até mesmo tocar numa muda levada para sala de aula. Os elementos da floresta introduzidos na dinâmica demonstram o uso da floresta em pé sem destruir-la, e a aplicação de práticas pedagógicas utilizando recursos da natureza como forma de interação de conteúdos curriculares com os elementos do laboratório vivo chamado Amazônia.

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter