estudar para vencer

PROJETO OCAS VAI À ESCOLA: OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA

19/06/2019 05:01

A manhã da terça-feira, 18 de junho, foi diferente para alunos da Escola Municipal Benjamim Matias Fernandes, unidade da SEMED no Santa Etelvina, complexo Viver Melhor, primeira etapa, em Manaus. Os estudantes participaram da 4ª edição do ano do Projeto Oca vai à Escola. E o Grupo de Estudos e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais – GEPECENF – mais uma vez integrou a ação com a presença de integrantes do grupo que estão envolvidos em pesquisas desenvolvidas no mestrado de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas, ao qual o GEPECENF está vinculado. Na escola visitada estudam 920 alunos nos turnos da manhã e tarde, sendo pela manhã o ambiente dedicado do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, e no vespertino para a séries do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Na sala 15, comandada pelo professor Luís Carlos Rocha, estudam no 3º ano 36 crianças entre 8 e 9 anos. Nesta terça, 24 alunos estiveram reunidos para assistir a uma aula diferente, ministrada pela mestranda Fabrícia Silva e auxiliada por outros integrantes do grupo, com a presença do líder do GEPECENF, professor Dr. Augusto Fachín Terán. A mestranda, que também é pedagoga, apresentou aos meninos e meninas a temática objeto de sua pesquisa científica: O Peixe-Boi da Amazônia. Com uma aula expositiva e interação lúdica com jogos de perguntas e respostas, a mestranda envolveu os estudantes no tema que trata da preservação deste mamífero que está na lista de animais em ameaça de extinção devido a ação predatória do ser humano.

A pesquisa da mestranda Fabrícia Silva trata da sensibilização das crianças para o tema da preservação do mamífero Peixe-Boi. O contato foi profícuo entre pesquisadora e crianças principalmente no momento da dinâmica do jogo de perguntas e respostas. Por uma hora os meninos e meninas da sala do professor Luís Carlos viram de perto, com vídeos e livretos distribuídos, o quanto o mamífero é importante para o ecossistema amazônico e tomaram consciência da necessidade que existe para o trabalho de preservação da espécie.

O GEPECENF participa do projeto Oca vai à escola bimestralmente. E sempre leva aos jovens estudantes das escolas municipal de Manaus temas ligados as pesquisas desenvolvidas por mestrandos e integrantes do grupo que tem o propósito de estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia com as possibilidades de uso e aplicação em Espaços Não Formais.

 

Pesquisar no site

Contato

Ensino de ciências
visitors by country counter